Blog criado com a finalidade de explorar este rico canal de comunicação a partir de tarefa solicitada em curso de Especialização em Mídias em Educação do IFSUL - 2012.
Translate
terça-feira, 5 de novembro de 2013
SEAP: Sistema Estadual de Avaliação Participativa
Ontem, dia 04 de novembro de 2013, nas dependências do Colégio E. Dr. Liberato Salzano Vieira da Cunha, reuniram-se professores e funcionários, incluindo a nova integrante do "staff", Belamar Anziliero, nomeada neste dia, a fim de realizar a avaliação do panorama educacional gaúcho proposta pela Seduc RS.
Foram lidas, discutidas e justificadas 50 questões a respeito da educação de nossa escola, fomentando uma autoanálise necessária para detectar insuficiências tanto no âmbito de infraestrutura, quanto da prática pedagógica, bem como enfatizar as ações relevantes que são realizadas no cotidiano do colégio.Foram escolhidos sete integrantes do grupo para integrar a comissão que completará a tarefa de avaliação, inclusive a postagem no sistema da Seduc/ SEAP.
Os demais segmentos também se encontrarão para discutir e registrar o assunto, posteriormente.
quarta-feira, 2 de outubro de 2013
Vencedores da I Gincana Estudantil usufruem do prêmio: visita à Feira de Ciências do CAFW
Os alunos vencedores da I Gincana Estudantil do Colégio Estadual Dr. Liberato Salzano Vieira da Cunha puderam hoje, 02 de outubro de 2013, usufruir do prêmio que merecidamente conquistaram: uma visita à Feira de Ciências do Colégio Agrícola de Frederico Westphalen. Acompanharam a turma a professora regente Sandra Ascoli Techio e a diretora Marisete Lourdes Dal'Santo. Os demais professores convidados não puderam, por motivos diversos, tomar parte dessa rica experiência.
A escola aproveita o ensejo para reiterar os agradecimentos ao poder público municipal que cedeu dois veículos para o transporte a essa turma bem como aos alunos do Técnico em Agropecuária, também alunos regularmente matriculados no Ensino Médio Politécnico de nossa escola. Sem essa valiosa colaboração em prol do ensino de nossa localidade, nossos alunos teriam sido privados de conhecer esse evento que possibilitará um incremento para a nossa Feira de Ciências que acontecerá no ano do Cinquentenário de Liberato salzano, em 2014.
Foram expostos ao público mais de uma centena de trabalhos científicos diversificados, ordenadamente colocados em estandes específicos. A avaliação foi feita por uma comissão de professores qualificados e também pelo público visitante o qual recebeu uma identificação que permitia votar o trabalho preferido através de um controle com código de barras recebido na entrada do local.
sábado, 31 de agosto de 2013
DICAS DIVERTIDAS DE REDAÇÃO
20 DICAS PARA ESCREVER BEM:
1. Evite repetir a mesma palavra, porque essa palavra vai se tornar uma palavra repetitiva e, assim, a repetição da palavra fará com que a palavra repetida diminua o valor do texto em que a palavra se encontre repetida!
2. Fuja ao máx. da utiliz. de abrev., pq elas tb empobrecem qquer. txt ou mensag. que vc. escrev.
3. Remember: Estrangeirismos never! Eles estão out! Já a palavra da língua portuguesa é very nice! Ok?
4. Você nunca deve estar usando o gerúndio! Porque, assim, vai estar deixando o texto desagradável para quem vai estar lendo o que você vai estar escrevendo. Por isso, deve estar prestando atenção, pois, caso contrário, quem vai estar recebendo a mensagem vai estar comentando que esse seu jeito de estar redigindo vai estar irritando todas as pessoas que vão estar lendo!
5. Não apele pra gíria, mano, ainda que pareça tipo assim, legal, da hora, sacou? Então joia. Valeu!
6. Abstraia-se, peremptoriamente, de grafar terminologias vernaculares classicizantes, pinçadas em alfarrábios de priscas eras e eivadas de preciosismos anacrônicos e esdrúxulos, inconciliáveis com o escopo colimado por qualquer escriba ou amanuense.
7. Jamais abuse de citações. Como alguém já disse: “Quem anda pela cabeça dos outros é piolho”. E “Todo aquele que cita os outros não tem ideias próprias”!
8. Lembre-se: o uso de parêntese (ainda que pareça ser necessário) prejudica a compreensão do texto (acaba truncando seu sentido) e (quase sempre) alonga desnecessariamente a frase.
9. Frases lacônicas, com apenas uma palavra? NUNCA!
10. Não use redundâncias, ou pleonasmos ou tautologias na redação. Isso significa que sua redação não precisa dizer a mesmíssima coisa de formas diferentes, ou seja, não deve repetir o mesmo argumento mais de uma vez. Isso que quer dizer, em outras palavras, que não se deve repetir a ideia que já foi transmitida anteriormente por palavras iguais, semelhantes ou equivalentes.
11. A hortografia meresse muinta atensão! Preciza ser corrijida ezatamente para não firir a lingúa portuguêza!
12. Não abuse das exclamações! Nunca!!! Jamais!!! Seu texto ficará intragável!!! Não se esqueça!!!
13. Evitar-se-á sempre a mesóclise. Daqui para frente, pôr-se-á cada dia mais na memória: “Mesóclise: evitá-la-ei”! Exclui-la-ei! Abominá-la-ei!”
14. Muita atenção para evitar a repetição de terminação que dê a sensação de poetização! Rima na prosa não se entrosa: é coisa desastrosa, além de horrorosa!
15. Fuja de todas e quaisquer generalizações. Na totalidade dos casos, todas as pessoas que generalizam, sem absolutamente qualquer exceção, criam situações de confusão total e geral.
16. A voz passiva deve ser evitada, para que a frase não seja passada de maneira não destacada junto ao público para o qual ela vai ser transmitida.
17. Seja específico: deixe o assunto mais ou menos definido, quase sem dúvida e até onde for possível, com umas poucas oscilações de posicionamento.
18. Como já repeti um milhão de vezes: evite o exagero. Ele prejudica a compreensão de todo o mundo!
19. Por fim, Lembre-se sempre: nunca deixe frases incompletas. Elas sempre dão margem a
JB Oliveira
sábado, 6 de julho de 2013
quinta-feira, 4 de julho de 2013
Download grátis de livros de Fernando Pessoa...
http://canaldoensino.com.br/blog/21-livros-de-fernando-pessoa-para-voce-baixar-gratis
terça-feira, 4 de junho de 2013
Falta de acesso a leitura boa, não é mais desculpa...
http://canaldoensino.com.br/blog/usp-disponibiliza-mais-de-3-000-livros-gratis-para-download
terça-feira, 14 de maio de 2013
sábado, 11 de maio de 2013
Ouvindo som caseiro, rústico... Eu e mamãe, nos bons tempos.
http://soundcloud.com/connect/facebook/new?redirect_uri=http%3A%2F%2Fsoundcloud.com%2Fpopup_callback.html
quarta-feira, 8 de maio de 2013
segunda-feira, 6 de maio de 2013
sábado, 4 de maio de 2013
Inlgês gratuito para estudantes de graduação e pós graduação via CAPES/MEC
Para os estudantes de graduação e pós interessados em estudar inglês gratuitamente, online, com certificação, é só acessar o link http://www.myenglishonline.com.br/, cadastrar-se, aguardar senha de acesso e "to learn"! Eu "vou nessa"!
terça-feira, 30 de abril de 2013
domingo, 28 de abril de 2013
Grupo Ricordi cantando o Hino do Colégio E. Dr. Liberato Salzano V. da Cunha.
sexta-feira, 26 de abril de 2013
Gramática não é tormento!
Dúvidas de Português? Tire-as com o Professor Nogueira. Abra o link:
http://g1.globo.com/platb/portugues/
http://g1.globo.com/platb/portugues/
quinta-feira, 25 de abril de 2013
Gestão Escolar Democrática
Minhas nomeações no magistério público estadual são na área de Letras. Atualmente, sou diretora de escola. Para compartilhar minhas ideias quando a gestão que se pretende democrática, (re)publico um texto que produzi a partir de um apanhado geral do TCC de Gestão Educacional. Aproveito a oportunidade para divulgar a Revista Eletrônica Ágora. Segue o link do texto:
http://www.ceedo.com.br/agora/agora14/17_MariseteDalSanto131_132.pdf
Minhas nomeações no magistério público estadual são na área de Letras. Atualmente, sou diretora de escola. Para compartilhar minhas ideias quando a gestão que se pretende democrática, (re)publico um texto que produzi a partir de um apanhado geral do TCC de Gestão Educacional. Aproveito a oportunidade para divulgar a Revista Eletrônica Ágora. Segue o link do texto:
http://www.ceedo.com.br/agora/agora14/17_MariseteDalSanto131_132.pdf
domingo, 21 de abril de 2013
Importância dos blogs
Para mim, a importância dos blogs na era da hegemonia midiática convencional, é incomensurável. É a partir do acesso a essa mídia alternativa que se pode fazer o contraponto às opiniões notadamente monocórdicas que são veiculadas ao grande público. Assim, vendo mais ângulos de informação, é possível estimular opiniões próprias. Não é casual o combate que se faz a certos blogs que ousam discordar do pré-estabelecido. A "liberdade de imprensa" é, muitas vezes, "liberdade de empresa". Um exemplo de blog combatido é o http://www.viomundo.com.br/. O http://www.conversaafiada.com.br/ do jornalista Paulo Henrique Amorim também coleciona processos contra ele. Nota-se, assim, a importância desse veículo de comunicação. Através dele, TODOS podemos ter voz. As escolas também precisam fazer uso dele em prol da qualidade do ensino e de sua democratização.
Assinar:
Postagens (Atom)














