Blog criado com a finalidade de explorar este rico canal de comunicação a partir de tarefa solicitada em curso de Especialização em Mídias em Educação do IFSUL - 2012.
Translate
domingo, 21 de abril de 2013
Importância dos blogs
Para mim, a importância dos blogs na era da hegemonia midiática convencional, é incomensurável. É a partir do acesso a essa mídia alternativa que se pode fazer o contraponto às opiniões notadamente monocórdicas que são veiculadas ao grande público. Assim, vendo mais ângulos de informação, é possível estimular opiniões próprias. Não é casual o combate que se faz a certos blogs que ousam discordar do pré-estabelecido. A "liberdade de imprensa" é, muitas vezes, "liberdade de empresa". Um exemplo de blog combatido é o http://www.viomundo.com.br/. O http://www.conversaafiada.com.br/ do jornalista Paulo Henrique Amorim também coleciona processos contra ele. Nota-se, assim, a importância desse veículo de comunicação. Através dele, TODOS podemos ter voz. As escolas também precisam fazer uso dele em prol da qualidade do ensino e de sua democratização.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Compartilhado de Papo Reto - Facebook:
ResponderExcluirAS 10 ESTRATÁGIAS DE MANIPULAÇÃO ATRAVÉS DA MÍDIA...
1. A estratégia da distração. O elemento primordial do controle social é a estratégia da distração, que consiste em desviar a atenção do público dos problemas importantes e das mudanças decididas pelas elites políticas e econômicas, mediante a técnica do dilúvio ou inundação de contínuas distrações e de informações insignificantes. A estratégia da distração é igualmente indispensável para impedir que o público se interesse pelos conhecimentos essenciais, na área da ciência, da economia, da psicologia, da neurobiologia e da cibernética.
2. Criar problemas e depois oferecer soluções. Esse método também é denominado “problema-ração-solução”. Cria-se um problema, uma “situação” previsa para causar certa reação no público a fim de que este seja o mandante das medidas que desejam sejam aceitas.
3. A estratégia da gradualidade. Para fazer com que uma medida inaceitável passe a ser aceita basta aplicá-la gradualmente, a conta-gotas, por anos consecutivos. Dessa maneira, condições socioeconômicas radicalmente novas (neoliberalismo) foram impostas durante as décadas de 1980 e 1990.
4. A estratégia de diferir. Outra maneira de forçar a aceitação de uma decisão impopular é a de apresentá-la como “dolorosa e desnecessária”, obtendo a aceitação pública, no momento, para uma aplicação futura. É mais fácil aceitar um sacrifício futuro do que um sacrificio imediato.
5. Dirigir-se ao público como se fossem menores de idade. A maior parte da publicidade dirigida ao grande público utiliza discursos, argumentos, personagens e entonação particularmente infantis, muitas vezes próximos à debilidade mental, como se o espectador fosse uma pessoa menor de idade ou portador de distúrbios mentais.
6. Utilizar o aspecto emocional mais do que a reflexão. Fazer uso do aspecto emocional é uma técnica clássica para causar um curto circuito na análise racional e, finalmente, ao sentido crítico dos indivíduos
7. Manter o público na ignorância e na mediocridade. Fazer com que o público seja incapaz de compreender as tecnologias e os métodos utilizados para seu controle e sua escravidão. “A qualidade da educação dada às classes sociais menos favorecidas deve ser a mais pobre e medíocre possível, de forma que a distância da ignorância que planeja entre as classes menos favorecidas e as classes mais favorecidas seja e permaneça impossível de alcançar (ver “Armas silenciosas para guerras tranquilas”).
8. Estimular o público a ser complacente com a mediocridade. Levar o público a crer que é moda o fato de ser estúpido, vulgar e inculto.
9. Reforçar a autoculpabilidade. Fazer as pessoas acreditarem que são culpadas por sua própria desgraça, devido à pouca inteligência, por falta de capacidade ou de esforços. Assim, em vez de rebelar-se contra o sistema econômico, o indivíduo se autodesvalida e se culpa, o que gera um estado depressivo, cujo um dos efeitos é a inibição de sua ação. E sem ação, não há revolução!
10. Conhecer os indivíduos melhor do que eles mesmos se conhecem. No transcurso dosúltimos 50 anos, os avançosacelerados da ciência gerou uma brecha crescente entre os conhecimentos do público e os possuídos e utilizados pelas elites dominantes.
Tenho blog há alguns anos. Acho que é a melhor ferramenta e a mais segura para a aprendizagem, compartilhamento de informações, publicação de matérias entre outros.
ResponderExcluirTaciana, também pretendo incrementar meu cotidiano profissional com o uso de blog. "Estou" diretora de escola, e, como tal, pretendo criar um para o estabelecimento de ensino porque permite uma maior interação entre ele e a comunidade da qual faz parte...
ExcluirAssim como você Marisete, concordo que através do uso das mídias e especificamente o blog, alunos, escola e professores tem voz. Desde que seja bem usado esta ferramenta, pode auxiliar,as ações pedagógicas, facilitar a escrita, desenvolver a leitura e tantas outras vantagens.
ResponderExcluirEu só tinha experiência como leitora de blogs - assídua, diga-se de passagem. Agora percebo sua importância pedagógica... Antes tarde do que nunca, não é, Lovaine?
ExcluirUtilizo a criação de blogs com os alunos a alguns anos e eles adoram postar os seus textos e as suas informações, mesmo que seja uma imagem dizendo bom dia!!!
ResponderExcluirO blog é uma ferramenta muito legal e atratativa, é preciso incentivar o uso.
Verdade, Michele. Nosso curso está mostrando isso para mim...
ExcluirEstou aprendendo agora a lidar com esta ferramenta, mas percebi que é um canal de comunicação democrático e também serve para algumas pesquisas e informações. Que tal professora Marisete a gente criar um blog para o Colégio Dr. Liberato?
ResponderExcluirNeiva, será que foi transmissão de pensamento??? Depois que criamos o Facebook de nossa escola - e está bombando, diga-se de passagem - o blog vai acontecer mesmo. É só ficarmos mais "feras" no assunto que ele deslancha pra valer. O site nosso já depende de terceiros, patrocínio, manutenção, etc...Mas vamos alimentá-lo também. Agora que estamos mergulhados nas mídias, ninguém mais nos segura, rsrsrsrsr.
ExcluirSeu blog está muito bom. Vamos aguardar as contribuições dos colegas.
ResponderExcluirObrigada, professor! O fato é que estou me divertindo muito com ele... Achei a tarefa útil e agradável. São raras as vezes em que podemos juntar essas duas coisas!
ExcluirMarisete, eu também tinha conhecimento dos blogs somente como leitora, mas percebo a importancia que ele tem em nossa prática pedagógica. É uma forma atrativa e diferente em que os alunos com certeza irão gostar muito.
ResponderExcluirConcordo com você, Rochele. Agora podemos nos considerar professoras "high tech", rsrsrsr. Eita, evolução: do mimeógrafo ao blog.
ExcluirMarisete, estou aprendendo a lidar com esta tecnologia, mas percebi que o Blog é uma ferramenta que permite um intercâmbio de informações. Assim, cada vez mais educadores vem explorando essa tecnologia para enriquecer a importante troca de conhecimentos entre alunos e professores. Além disso, contribui para que ambos possam atualizar e partilhar conhecimentos.
ResponderExcluirAna Paula, tomara que todos nossos colegas tenham o nosso entusiasmo...
ExcluirOi profe Marisete, eu também só tinha conhecimento dos blogs somente nas leituras, nunca tinha pensado em criar um, mas hoje percebo a importância que essa ferramenta têm , sem falar que nossos alunos vão gostar muito.
ResponderExcluir